Birasam 2009

Tudo na vida passa,as coisas boas e as ruins........

Textos

A cobrança.......

Na cidade de Pitaguara,havia um cobrador brabo,chamado  Chico Onça,quem tinha alguma pendência financeira a receber era só aciona-lo,certeza de divida paga..Mas houve uma vez que Zé Do Coco,famoso caloteiro da cidade conseguiu enrola-lo.O famoso zé do coco,devia 500,00 ao zé manuel,comerciante e agiota local,já fazia mais de dois meses que nem os juros eram recebidos:
-Alcebiades,mande chamar  Chico onça,tenho um servicinho pra ele,falou ZE MANUEL,enrubescido de tanta raiva
-Sim patrãozinho,é pra já.
-Esse cabra vai ver o que é  macho agora,chico onça vai comer o pe dele,ruminou zé manuel,rindo entre dentes...

Chico onça era figura carimbada nos meios das cobranças pitaguarenses,ninguém até aquele momento havia conseguido enrola-lo,cabra macho,sempre andava com uma 45,que fazia todo mundo tremer nas bases.
   A cidade inteira esperou ansiosamente o encontro,tal qual rastilho de pólvora,a noticia correu do fórum,aos bares,ranchos,os hotéis lotaram para o grande encontro,o delegado Teovaldo pensou em prender Chico Onça,mas ponderado achou por motivos óbvios aguardar o desenrolar dos acontecimentos,no fundo temia Chico Onça,não queria ter um inimigo daquele quilate,não haveria prisão que contivesse seu ódio por sua pessoa.
-Zé do coco tenha cuidado com Chico Onça,ele esta a tua procura,falou MAROCAS,dona da pensão em que Zé do coco morava.
-Naõ tenho medo de nada,imagine de um corno como o tal onça,rssssssssssssss.....
-Só quero ver quando ele chegar aqui,não quero confusão no meu cantinho
-Naõ ti preocupa,vou dar um jeito,falou ZÉ DO COCO.....
A multidaõ engrossava a cada esquina da pequena cidade de Pitaguaras,a tarde do grande encontro havia chegado,Chico Onça caminhava devagar em direção da Pensão Bons sonhos,onde morava ZE DO COCO,tal qual uma figura de filme americano,usava um chapéu largo,passos firmes,barba por fazer,passos firmes,a companheira inseparável sua 45,na cintura direita,o grande acontecimento se aproximava.crianças,velhos,moços,todos seguiam aquela figura folclórica,o comercio cerrava suas portas as 4 horas da tarde,ninguém queria perder aquele espetáculo.
-Ze do coco,quero falar com vossa pessoa,aproxime-se homem,bradou na frente da pensão......
Os vendedores de guloseimas,nunca tinham vendido tanto como naquela tarde,os espectadores boquiabertos devoravam pipocas,picolés,

Zé do coco,apareceu como sempre de chinelo havaianas,um boné surrado na cabeça,óculos escuros,magro,passos trôpegos,havia chegado sua grande prova da vida...
-Seu zé meus 500,falou CHICO ONÇA,Numa voz firme,que ressou por toda a praça
A multidão respondeu com um silencio mortal,inclusive o delegado TEOVALDO....
-500 pra que 300,você não ganhou nem 200,pegue 100 e se de por satisfeito....
    O silencio era total,a multidão nem sequer respirava...
Chico onça,desceu a mão a sua 45,mantendo-a próxima da mesma,quando de repente,uma garagalhada sonora,gostosa,quebrou aquele silencio mortal,era chico onça que ria a roldo,apanhou os cem reais e saiu lacrimejando rindo,rindo,a multidão agora se acercava de ZE do coco,desmaiado na frente da pensão,a emoção o tinha derrubado
      Aquele dia ficou marcado como o dia em que ZE DO COCO,vencera o duelo com o
CHICO ONÇA.........






Ubirajara Cruz
Enviado por Ubirajara Cruz em 12/03/2010
Alterado em 13/03/2010
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras